Na sua obra Curso de filosofia positiva, Comte formulou a teoria dos três estágios pelos quais o conhecimento humano passaria até o seu pleno desenvolvimento: o teleológico, o metafísico e o positivo (ou empírico). A respeito desses três estágios, é correto afirmar que: ANo estágio teleológico a vontade divina, como fundamento da sociedade, é substituída pelas causas naturais. BNo estágio metafísico a ciência seria a forma de explicação do mundo, da natureza e uma ferramenta de reforma para a sociedade. CO estágio positivo seria o último estágio do desenvolvimento do conhecimento humano. DNo estágio positivo os pensamentos são guiados pela fé e pelas crenças. ENo estágio positivo o fenômenos físicos e sociais seriam explicados pela especulação filosófica.
Respostas
De acordo com a Lei dos três estados, de Comte, o primeiro estado é o estado teleológico, o segundo o estado metafísico e o terceiro o estado positivo.
No estado teleológico o pensamento ainda é guiado por concepções mágicas, mitológicas e que não obedecem ao exercício da razão, de modo que neste estado estão as crenças religiosas e as superstições.
No estado metafísico há o início de uma transição entre o pensamento puramente mágico e o pensamento puramente racional, de modo que começa a surgir a ideia de forças naturais.
No estado positivo, o último estado, o pensamento chega à plena racionalidade e reflete corretamente as capacidades humanas para o exercício do puro intelecto, quando se funda o método positivista e experimental.
É correta a alternativa C.