Respostas
Anglicanismo é uma doutrina protestante, vertente do Cristianismo, propulsionada pelo rei Henrique VIII, que surgiu na Inglaterra em 1534.
Por ocasião da Reforma Protestante - movimento que rompia as relações com a Igreja Católica - foram surgindo doutrinas que se distinguiam pelo fato de assumirem características conforme os seus precursores.
Assim, a primeira doutrina protestante surge na Alemanha, em 1517, e é conhecida como Luteranismo, uma vez que seu precursor foi Martinho Lutero.
Lutero, que era um monge católico, discordava de certas práticas e ia contra, especialmente, ao pagamento das indulgências em desagravo dos pecados cometidos pelas pessoas.
Assim, com o objetivo de “reformar” a igreja, e não de dividi-la, Martinho Lutero contestou alguns pontos da doutrina cristã e o tornou público ao pregar na porta da igreja de Wittemberg, na Alemanha.
Esse manifesto conhecido como 95 teses propiciou a divisão da igreja ao mesmo tempo em que o então papa Leão X excomungava Lutero.
Na sua sequência surgiu na França o Calvinismo, de João Calvino. Em 1533 Calvino converteu-se ao Protestantismo e tornou-se um defensor da doutrina, tendo sido perseguido na altura da Inquisição.
Finalmente, surge o Anglicanismo, de encontro às anteriores doutrinas, esta surgia como uma nítida expressão da supremacia do rei Henrique VIII.
Ao contrário dos primeiros movimentos protestantes que tomaram conta da Europa no século XVI, o anglicanismo surgiu em torno de questões que envolviam diretamente os interesses da monarquia britânica. A monarquia Tudor, que na época controlava o trono inglês, buscava meios para reforçar a autoridade real frente à forte influência das autoridades eclesiásticas. Tal disputa se sustentava principalmente no fato da Igreja ter em mãos uma grande extensão de terras sob o seu controle.