• Matéria: Filosofia
  • Autor: CaioSims
  • Perguntado 7 anos atrás

Acerca dos sofistas, definir o porquê da conotação pejorativa ligada na história aos seus métodos, a contraposição de "aletheia" (verdade) à "pseudos" (mentira), e de que forma se define nesse dilema, o conceito de sofisma e de relatividade das coisas, presente no pensamento sofista. Destaque também um pensamento de Protágoras de Abdera e Gorgias de Leontini.

Respostas

respondido por: Garcias29
3

Os sofistas eram filósofos que tinham como característica o interesse nas questões relacionadas ao homem e nas relações politicas. A conotação pejorativa referente aos sofistas tem ligação com o fato desses filósofos cobrarem pelos seus ensinamentos. Outros filósofos, como Sócrates, por exemplo, criticavam a maneira de pensamento e ação dos sofistas.


A “aletheia” tem o significado de verdade no grego e “pseudo” significa falso, assim, a critica as atitudes sofistas esta atrelado ao não comprometimento desses filósofos com a verdade, eles preferirem um “falso conhecimento”. Porem há compreensões recentes que entende o relativismo do pensamento sofista. Compreendem que, para os sofistas, a verdade é infinda, portanto, não caberia a uma única concepção.


Protágoras de Abdera é um dos maiores nomes do sofismo. Uma das frases famosas do filósofo é o “homem é a medida de todas as coisas”. O outro nome dessa corrente é Górgias de Leontini, ele disse que: “nada existe, se existir não poderá ser conhecido, e mesmo que fosse conhecido não poderia ser comunicado a ninguém” .


Perguntas similares