• Matéria: Filosofia
  • Autor: CaioSims
  • Perguntado 8 anos atrás

Escreva sobre a origem da palavra razão considerando as palavras latinas "ratio" e gregas "longos" e em que sentido, na filosofia, ela se opõe ao conhecimento ilusório, as emoções, a crença Religiosa e ao êxtase Místico. Sobre o Logos: descreva o seu significado enquanto conceito filosófico significante de razão e fale sobre a passagem das narrativas míticas para as concepções Racionais e lógicas, e em que sentido essa superação e foi causada pelo surgimento da filosofia. PODE SER UM TEXTO RESPONDENDO TUDO ISSO PARA EU RESUMIR.

Respostas

respondido por: AnaClaraRibeiro1604
5

Na origem, razão é a capacidade intelectual para pensar e exprimir-se correta e claramente, para pensar e dizer as coisas tais como são. A razão é uma maneira de organizar a realidade pela qual está se torna compreensível. É, também, a confiança de que podemos ordenar e organizar as coisas porque são organizáveis, ordenáveis, compreensíveis nelas mesmas e por elas mesmas, isto é, as próprias coisas são racionais.


1. O CONHECIMENTO ILUSÓRIO

Que é o conhecimento da mera aparência das coisas que não alcança a realidade ou a verdade delas; para a RAZÃO, a ILUSÃO provém de NOSSOS COSTUMES, de NOSSOS PRECONCEITOS, da ACEITAÇÃO IMEDIATA das coisas como parecem ser. As ilusões criam opiniões, geram crenças, que variam de pessoa para pessoa, de sociedade para sociedade. A RAZÃO SE OPÕE À MERA OPINIÃO.

2 - AS ENERGIAS, OS SENTIMENTOS, AS PAIXÕES

São os estados mentais cegos, caóticos, desordenados, contrários uns aos outros, ora dizendo SIM a alguma coisa, ora dizendo NÃO a essa mesma coisa, como se não soubéssemos o que queremos e o que as coisas são. A RAZÃO É VISTA COMO ATIVIDADE OU AÇÃO INTELECTUAL E DA VONTADE, oposta à paixão ou à passividade emocional.

3 - CRENÇA RELIGIOSA

Onde a “verdade” nos é dada pela fé numa relação divina ou de origem tida como superior. Não depende do trabalho do conhecimento realizado pela nossa inteligência ou pelo nosso intelecto. A RAZÃO É OPOSTA AO CONHECIMENTO TEOLÓGICO. Consideramos a RAZÃO como sendo a argumentação que reconhece a VERDADE OBJETIVA, como característica da REVELAÇÃO CIENTÍFICA.

4 - O ÊXTASE MÍSTICO

No qual o Espírito mergulha nas profundezas do divino e participa dele, sem qualquer intervenção do intelecto ou da inteligência, nem da vontade. Pelo contrário, o êxtase místico exige um estado de abandono da vontade, de rompimento com o estado consciente, para entregar-se à punição do abismo, por tempo infinito. A RAZÃO ou CONSCIÊNCIA se opõe à INCONSCIÊNCIA do ÊXTASE. Podemos equipará-lo ao fanatismo religioso.


Espero ter ajudado!

respondido por: adlinossilva
1

Resposta:

Explicação:

A razão é oposta ao conhecimento ilusório, ou seja à aparência das coisas.E também à crença religiosa e ao êxtase místico.

Perguntas similares