(VAINFAS. Ronaldo [et. al). Conecte História 1. São Paulo: Saraiva. 2011. p. 152)25.O mapa acima apresenta dois reinos da Península Ibérica. Portugal e Espanha. Estes dois reinos deram início, no século XV, às Grandes Navegações.Conforme as afirmações abaixo, marque 1 para o que for referente ao reino de Portugal e 2 para o que se refere ao reino da Espanha.( ) Contribuiu para o seu pioneirismo o fato de ser o primeiro reino europeu a centralizar o poder político na figura de um monarca absolutista, a partir da Revolução de Avis.( ) O ano de 1492 marcou o final do processo de Reconquista, com a expulsão dos mouros do Reino de Granada, e o início de sua navegação com o genovês Cristóvão Colombo.( ) Chegou ao Novo Mundo antes da chegada de Vasco da Gama à índia.( ) A sua posição geográfica, com tradicionais portos voltados para o Oceano Atlântico, facilitou a navegação.( ) A Escola de Sagres permitiu o aperfeiçoamento das técnicas de navegação, auxiliando no pioneirismo da exploração do mar.A.1-1-2-2-1B.1-2-1-2-1C.2 — 1 — 2 — 1 —2D.1-2-2-1-1E.1-1-1-2-2
Respostas
A primeira afirmação diz respeito à Portugal, que foi o primeiro Estado português a se unificar, fato que se deu após o processo de união do povo português com o objetivo de expulsar os invasores mouros, formação política que se manteve após a vitória dos lusitanos.
A segunda afirmação diz respeito à Espanha, que empregou o navegador genovês Cristóvão Colombo em uma grande navegação, tendo "descoberto" a América em 1492.
A terceira afirmação também diz respeito à Espanha, pois em 1492 a Espanha já havia descoberto o novo mundo, enquanto que Vasco da Gama só chegaria às Índias em 1499.
A quarta afirmação diz respeito à Portugal, que tem a integridade de sua costa voltada para o Atlântico, enquanto que a Espanha tem portos importantes no Mediterrâneo.
A quinta afirmação diz respeito à Portugal e tem um caráter semi-histórico, de modo que é inconclusivo se de fato foi fundada a Escola de Sagres, mas de qualquer modo a ciência náutica portuguesa era de fato superior a das outras potências europeias.
A sequência é 1 - 2 - 2 - 1 - 1, alternativa D.