28.Marque a alternativa que contenha informações corretas sobre a Inconfidência Mineira, ocorrida em 1789, em Minas Gerais.A.Foi uma revolta contra as casas de fundição e teve como consequência direta a execução de seu lider, Felipe dos Santos.B.Foi um movimento de filósofos que discutiam política e religião. Por não haver nenhuma prova de rebelião, todos os envolvidos foram absolvidos.C.Foi uma revolta em que participaram membros das classes populares, que reivindicavam melhor soldo para os soldados, liberdade de comércio com outros países, a separação do Brasil e a formação de uma república.D.Foi uma revolta contra a participação de pessoas que não fossem paulistas na exploração do ouro mineiro. O resultado foi a morte de todos os envolvidos.E.Foi uma revolta de caráter liberal que teve como principal causa o descontentamento da população mineira com a cobrança do imposto da derrama complementar, pelo governador Visconde de Barbacena.
Respostas
A alternativa A é falsa, pois Filipe dos Santos liderou outra revolta popular (a Revolta de Vila Rica), não tendo tido participação na Inconfidência Mineira.
A alternativa B é falsa, pois o objetivo do grupo era, ao que tudo indica, organizar uma insurreição armada e fundar uma república liberal, aos moldes da França Revolucionária, na região, além de um dos membros do grupo revolucionário, Tiradentes, ter sido executado.
A alternativa C é falsa, pois o objetivo da revolução não era melhorar os salários dos soldados, mas derrubar o controle da Coroa Portuguesa na região.
A alternativa D é falsa, pois este conflito define outro evento da nossa história, a Guerra dos Emboabas.
A alternativa E é verdadeira e representa os motivos, os ideais e os alvos dos revolucionários mineiros, que acabaram tendo o seu plano destruído por um dos conspiradores, que os entregou para a Coroa Portuguesa.