(UFPI) “Jatene está convicto *de suas ideias”*.“ Os setores *do governo *discordam *do modelo proposto*”.Os termos destacados, quanto à função sintática, são, respectivamente:A) complemento nominal – objeto indireto – adjunto adnominal.B) objeto indireto - adjunto adnominal – complemento nominal.C) adjunto adnominal – adjunto adnominal – objeto indireto.D) complemento nominal - complemento nominal - objeto indireto.E) complemento nominal - adjunto adnominal – objeto indireto.
Respostas
O primeiro termo, " de suas ideias" complementa o significado do substantivo convicto, de modo que ele esclarece para o leitor ou ouvinte o sentido da frase, caracterizando sobre o que o sujeito está convicto.
O segundo termo, "do governo", qualifica o termo setores, aumentando o seu sentido (se tratam de setores específicos, de setores do governo), de modo que cumpre com a função sintática de adjunto adnominal (pois acompanha um substantivo).
O terceiro termo, "do modelo proposto", é o termo que sofre a ação do verbo discordar, um verbo transitivo indireto, que exige a complementação com uma preposição (discordar de algo), de modo que é um objeto indireto
É correta, nesta perspectiva, a alternativa E.
Resposta:
Complemento nominal – adjunto adnominal – objeto indireto.
Explicação:
O primeiro termo “de suas ideias” assume a função de COMPLEMENTO NOMINAL, pois está completando o sentido do termo “convicto” que é um adjetivo (nome). O segundo termo “do governo” assume a função de ADJUNTO ADNOMINAL, pois está apenas acompanhando o termo “setores” e dando a ele uma qualificação, e não completando o sentido do mesmo, até porque este não exige ser completado. O terceiro termo, “do modelo proposto” tem função de OBJETO INDIRETO, pois neste caso está complementando o verbo “discordar”, que é transitivo indireto.