Considere os seguintes trechos:I – Juliana ficou em casa.II – Juliana ficou doente.III – Juliana estava triste.1) No trecho I, o verbo é intransitivo, pois o verbo ficar, neste caso, opõe-se a sair, logo o predicado é verbal.2) Nos trechos II e III, o predicado é nominal, pois o verbo, de ligação em ambos os casos, ligam os sujeitos aos seus predicativos.4) Nos trechos I e II, o predicado é nominal, pois o verbo “ficar” sempre é de ligação.8) No trechos I e III, o predicado é verbo-nominal, pois o verbo é de ação e o seu complemento, é um predicativo do sujeito.16) Nos três trechos, o verbo é de ligação, portanto, o predicado é nominal.32) Só o trecho I tem como núcleo do predicado um verbo.
Respostas
1) No trecho I, o verbo é intransitivo, pois o verbo ficar, neste caso, opõe-se a sair, logo o predicado é verbal.
2) Nos trechos II e III, o predicado é nominal, pois o verbo, de ligação em ambos os casos, ligam os sujeitos aos seus predicativos.
32) Só o trecho I tem como núcleo do predicado um verbo.
As afirmativas corretas em relação aos verbos e aos predicados são:
1 + 2 + 32 = 35
Tipos de predicado
Na frase I, "ficar" é verbo de ação, pois tem sentido de "encontrar-se", em oposição a sair. Por isso, é núcleo do predicado. Então, nessa frase, há predicado verbal.
É verbo intransitivo porque não rege complemento. "Em casa" é adjunto adverbial, não objeto indireto.
Nas frases II e III, os verbos "ficar" e "estar" estão ligando o sujeito (Juliana) a predicativos (doente/triste). Por isso, são verbos de ligação. Assim, os núcleos dos predicados dessas frases são os adjetivos "doente" e "triste", ou seja, são nomes. Por isso, temos predicado nominal.
Mais sobre tipos de predicado em:
https://brainly.com.br/tarefa/20719046
#SPJ2