• Matéria: História
  • Autor: nicollasvivian5747
  • Perguntado 8 anos atrás

32O ano de 1989 marcou a história do Brasil com a eleição direta de Fernando Collor de Mello, do Partido da Reconstrução Nacional (PRN), para presidente. Quando assumiu o poder em 1990, a inflação acumulada em 12 meses atingiu o índice de 1.764,8%. Como promessa para resolução do problema da inflação, o novo presidente lançou o Plano Collor.Assinale a alternativa que apresenta uma das medidas adotadas pelo Plano Collor.® Elevar os juros, com o objetivo de aumentar o consumo.(b) Eliminar os impostos sobre serviços de qualquer natureza, com o objetivo de elevar o Produto Interno Bruto do Brasil e aumentar a receita das prefeituras municipais.© Bloquear por 18 meses todo dinheiro acima de 50 mil cruzados novos depositados em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas (empresas).@ Congelar os preços e aumentar os impostos de importação, ocasionando, assim, a redução da entrada de produtos estrangeiros no Brasil.© Aumentar a circulação de dinheiro através da redução das taxas de juros e da redução de impostos.

Anexos:

Respostas

respondido por: winederrn
4

Opah!


De início, é importante frisar que o Plano Collor I trazia o objetivo de estabilizar a economia do país (que não deu certo). Logo após tomar posse, o ex-presidente Collor colocou o referido plano em ação - mais precisamente com o confisco das poupanças com valores maiores do que 50 mil Cruzados Novos (NCz$).


Na prática, esta medida representou uma ação de combate à inflação que não foi aceita pela sociedade em geral.

Gabarito:


"c) Bloquear por 18 meses todo dinheiro acima de 50 mil cruzados novos depositados em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas (empresas)".




Até breve!

Perguntas similares