Fala um pouco sobre a linguagem e a estética dos seguintes autores pré modernista: Euclides da Cunha,Izaías caminha, Monteiro Lobato, Augusto dos anjos,graça aranha?
Respostas
Euclides da Cunha foi um escritor e jornalista brasileiro que nasceu em Cantagalo, Rio de Janeiro. Um dos seus livros mais famosos é Os Sertões. nesse livro, o autor critica o nacionalismo exacerbado da população litorânea, falando sobre questões sociológicas, antropológicas, históricas e políticas, sendo portanto, um livro marcante que mostra o modo como o autor desenvolve sua escrita.
Isaías Caminha de Lima Barreto foi escritor e jornalista com senso crítico também aguçado, como Euclides. Retratava em suas obras a opressão da população mais pobre e a mediocridade da burguesia, dos politicos e dos militares.
Monteiro Lobato em suas obras falava sobre regionalismo e fazia análises sobre a realidade brasileira. Também é bastante lembrado por não gostar do movimento modernista, não possuindo nas suas obras características desse movimento.
Augusto dos Anjos foi um poeta parnasiano que carregava seus poemas com o pessimismo, o desânimo e a figura da morte era sempre presente. Sempre rigoroso no modo como eram feitos seus poemas, metáforas eram muito usadas e enriqueciam seus textos.
Por ultimo, Graça Aranha foi escritor e diplomata. A obra Canaã é uma das mais importantes que o mesmo criou e é repleta de critica social e forte discussão de ideias, preocupação metafísica e a alegoria retórica.