1- Explique a dieta de Worms e a sua relação com o calvinismo.
2- Como pode-se compreender a predestinação?
3- Estabeleça a relação entre o capitalismo e a reforma protestante.
Respostas
1 - Uma "Dieta" neste sentido era uma ordem, uma lei, do Sacro Império Romano-Germânico. A Dieta de Worms foi o "julgamento" de Martinho Lutero, que foi acusado de criticar injustamente a Igreja Católica, de modo que o julgamento decidiria se as acusações feitas contra Lutero eram justas e quais penas merecia. Foi considerado culpado e excomungado, mas não foi condenado à morte.
Como Lutero foi considerado culpado neste processo, o calvinismo, a outra grande teologia protestante acabou ganhando mais espaço no Sacro Império Romano-Germânico.
2 - A predestinação é a ideia teológica de que Deus escolhe os que serão salvos, os que são seus protegidos, de modo que nada que o homem possa fazer em sua vida pode se comparar com esta escolha suprema feita por Deus, de modo que a salvação ou a condenação ao inferno são decididas quando as pessoas nascem.
3 - A Reforma Protestante, principalmente o calvinismo, serviu para minar a autoridade cultural e teológica da Igreja Católica, de modo que "salvou" os burgueses de pagarem muitos impostos, assim como permitiu que práticas antes tidas como pecaminosas, como a usura e a acumulação de bens, passassem a ser vistas sob uma luz positiva, de modo que a Reforma Protestante serviu para apoiar o desenvolvimento capitalista.