• Matéria: História
  • Autor: gabysinha6083
  • Perguntado 7 anos atrás

A constituição brasileira estabelece que as terras ocupadas tradicionalmente pelos povos indígenas pertencem a União, mas os nativos têm direito exclusivo ao usufruto dessas áreas. No entanto, são comuns os conflitos que envolvem o Estado, grupos indígenas e interesses econômicos diversos em torno dessas áreas. Elabore uma síntese sobre esses conflitos.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
143

Os nativos são, como afirma o trecho, os legítimos usuários das terras que habitam, mas estas, por vezes, fazem fronteira com grandes latifúndios, de modo que despertam a cobiça de empresários do campo, que poderiam facilmente expandir suas fazendas (e suas fortunas) se os nativos simplesmente "não estivessem" ali, de modo que, por conta disto, organizam grupos armados para dificultar a vida dos nativos.

Os nativos, por sua vez, precisam defender as suas terras de invasores, de modo que também se organizam militarmente para lutar contra as tentativas destas pessoas de usurparem o seu território, o que ocasiona os conflitos.

Além disto há também, por vezes, a descoberta de recursos minerais nas terras dos nativos, de modo que o interesse econômico é também movido por isto.

Perguntas similares