ENADE - Licenciatura em Filosofia - 2014) Os pais cuidam da casa; os príncipes, do Estado. Uns e outros deixam de se propor como fim último o bem geral e a perfeição que está destinada à humanidade e para a qual esta tem as disposições. O estabelecimento de um projeto educativo deve ser executado de modo cosmopolita. O bem geral é uma ideia que pode se tornar prejudicial ao nosso bem particular? Nunca! Já que, ainda que pareça que lhe devamos sacrificar alguma coisa, na verdade, trabalhamos desse modo, melhor para o nosso estado presente. E, então, quantas consequências nobres se seguem! KANT, O. Sobre a pedagogia. Piracicaba: Unimep, 1999. p. 23. (Adaptado). Considerando as ideias apresentadas no texto acima, avalie as afirmações a seguir. I. A educação deve ser cosmopolita, pois a espécie é obrigada a extrair de si mesma todas as qualidades que pertencem à humanidade. II. Uma boa educação visa à transmissão de conhecimentos e ao aprimoramento de experiências para a geração seguinte. III. Os pais e os príncipes desejam que a educação de seus filhos e súditos, respectivamente, seja aperfeiçoada a fim de se alcançar o bem universal. IV. O projeto educativo que se desenvolva com vistas a gerações futuras prejudica as gerações atuais.
Quais as alternativas corretas ?
Respostas
respondido por:
13
Olá!
Apenas as alternativas II e III estão corretas.
Partindo deste ponto, notamos que o indivíduo deve conhecer sobre a humanidade na educação, porém, esse entendimento se dá a partir do acúmulo de experiências com aprendizado e outras culturas.
Além disso, uma outra incoerência está no fato da educação voltada para o futuro não prejudicar o presente, pois uma vez que o indivíduo entra na instituição escolar ele deve cumprir o processo de formação para atuar em sociedade na fase adulta.
Até mais!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás