É comum ouvirmos dizer que o Brasil é um país plural e diverso e por isso não haveria preconceitos e discriminação com relação a questões étnico-raciais no país. No entanto, essa ideia é problematizada por cientistas sociais, muitos afirmam que no Brasil opera um "mito da democracia racional", ou seja, uma suposta e falsa ideia de que no país impera uma democracia entre as raças. Sobre a questão da diversidade cultural e o mito da democracia racial no Brasil, qual afirmativa é correta
Respostas
Oi, amigo(a)!
Inicialmente, deixo claro que não foi possível encontrar o restante da questão. Porém, deixarei algumas considerações importantes que podem ajudá-lo(a) na resolução.
Para muitos sociólogos, o Brasil ainda é um país bastante dividido. Tal divisão não se reflete somente no social, mas também na questão racial. Com base nos relatos históricos do país, a população negra nunca teve os mesmo privilégio que a branca.
Com o passar dos anos, mais precisamente na virada do século XX para o XXI, a população negra passou a adquirir direitos e, consequentemente, obter privilégios que antes não tinha.
Como exemplo, podemos citar as políticas de cotas raciais adotadas para a entrada em universidades (públicas e privadas) e concursos públicos. Mesmo assim, existe um mito em nosso país, o de que há uma igualdade entre raças.
Cuide-se bem!