A constituição do sujeito humano é um processo contínuo e não linear; não é limitado a determinados períodos de sua vida, não tende a um resultado preestabelecido nem segue um percurso que é sempre igual para todos; é portanto, dinâmico (TOMANIK, 2009, p. 50). Fonte: TOMANIK. O sujeito humano e o conhecimento. Em: TOMANIK & CANIATO (Orgs.). A constituição do sujeito e a historicidade (pp.33-61). Campinas, SP: Editora Alínea, 2009. De acordo com essa linha de pensamento, o que podemos afirmar sobre as relações humanas?
Respostas
Olá!
De acordo com o texto apresentado, as relações humanas ocorrem de forma contínua e dinâmica.
Dessa forma, conforme a sociedade evolui, o ser humano evolui de forma proporcional, e com o advento da globalização, a dinamização das relações humanas se tornou mais intensa e complexa.
Portanto, compreender as relações humanas é uma tarefa difícil, por conta da subjetividade e individualidades de cada um.
I. O sujeito é um porque nas milhões de relações que estabelece, e sua subjetividade, seu conteúdo, é o conjunto total de suas relações, isto é, são os outros, o mundo;
III. Individual e coletivamente, os seres humanos engendram sua sobrevivência a partir de sua atuação sobre o ambiente, usufruindo dele, transformando-o e ressignificando-o; nesses processos, humanizam o mundo.