Alguém, pode interpretar esse hino pra mim, por favor!!
HINO DE SANTO AMARO - (Pedro Tomás Pedreira) Lei Nº 1.312/1999 Santo Amaro, brioso, altaneiro, Grande terra de veros heróis, Teu passado, vibrante e ordeiro, É orgulho para todos nós! Tuas glebas, que a fama enobrece, São o berço sagrado da glória, E teus filhos, que a pátria enaltece, São os vultos brilhantes da história! Teus engenhos, com braços escravos Que as canas cortavam ao sol, Foram a seiva fecunda de bravos, Da fugaz liberdade o farol. Benemérita e leal cidade, Teu presente, de paz e progresso, Nos conduz, pelo bem e a verdade, A um futuro de luz e sucesso! Com Sergy, os Calmons e Teodoro, Teus brasões sempre foram fieis, E na luta pelo teu foro, Eram eles os nossos lauréis. Santo Amaro, por deus contemplado. Com riquezas, com encantos mil, Na Bahia tu és exaltado, És a honra do nosso Brasil!
Respostas
Olá,
O hino apresentado relembra a história de criação da cidade, dando a ela uma visão positiva e saudosista, mostrando características positivas. No trecho "Teu passado, vibrante e ordeiro" o autor quer dizer que o passado da região é bonito, sempre foi de ordem.
No trecho "Teus engenhos, com braços escravos" mostra que parte da formação do povo descende dos escravos, que eram fortes e mesmo contra sua vontade, trabalhavam nos engenhos de açúcar mostrando força e bravura.
Diz que a cidade tem um passado na luta pela liberdade no trecho "Da fugaz liberdade o farol". Fala do atual presente e de um futuro próspero para o povo.
Ele também fala dos heróis da cidade e do santo padroeiro, Santo Amaro, figura da Igreja Católica.
Espero ter ajudado!
Espero ter ajudado!