Respostas
"O relacionamento comercial é básico para se fazer mais negócios e melhores negócios, pois custam menos e, frequentemente, compram mais.
Para construir relacionamentos comerciais duradouros é necessário mais do que boa vontade.
1º) Aceitação de diferenças e de limitações
Os parceiros comerciais sabem que vivenciam situações diferentes em suas empresas, que cada um tem o seu jeito e maneira de alcançar os resultados, o que não os impede de compartilhar experiências, mas sabem respeitar tanto os limites de cada, como as crenças, princípios e valores.
2º) Resolução proativa de conflitos
É não só usual, como saudável, a existência de conflitos de interesses. E estes conflitos de interesse existem em grande quantidade em relações comerciais, e servem, antes de tudo, como desafios.
Ambos os lados sabem que empurrar, hoje, para baixo do tapete, um possível problema pequeno pode se transformar, com o passar do tempo, em um problema tão grande que eles não tenham mais a capacidade de resolver. É preferível ter de tratar de formigas, que ser pisoteado por elefantes.
Os conflitos não são vistos como oportunidades de ruptura, como crises, mas sim como oportunidades deles colocarem à prova:
- a força do relacionamento,
- a busca de soluções construtivas,
- a busca de soluções de consenso.
"Quando a técnica e a tecnologia estão ao alcance de todos, o que faz a diferença é a confiança."
https://marketingdeconteudo.com/relacionamento-com-clientes/