Respostas
Bem, pelo menos na teoria podemos afirmar que...
O Estado Democrático de Direito se fundamenta e legitima a partir da "crença" de que o Poder Estatal emana do povo.
Tem por princípio fundamental a democracia pluralista, conferindo abertura à participação social dos diversos representantes da sociedade civil, assegurando também o respeito aos direitos das minorias.
O Estado Democrático de Direito, considera a importância da opinião pública, reconhece o poder e a representatividade da sociedade civil, tem consciência de que a norma jurídica não pode ficar desconectada dos anseios de justiça de seus destinatários.
Os interesses coletivos e difusos são extremamente relevantes no Estado Democrático de Direito, já que expressam uma parcela da pluralidade das necessidades e anseios do povo.
Bem, fazendo uma análise de nossa realidade nacional, você pode tirar as conclusões se isto tem sido aplicado de fato em nosso caso.
Entre a Teoria e a Prática, encontra-se a alienação de massa e a cumplicidade da grande mídia e sua grave omissão na defesa dos reais interesses de nossos cidadãos.
Somos reféns atualmente da ação de verdadeiras quadrilhas partidárias que tratam nossas unidades federativas como verdadeiras colônias de exploração para o atendimento de seus interesses políticos e pes,soais.
Os políticos são, verdadeiramente, os maiores beneficiários deste atual "ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO" pois as suas reinvindicações e expectativas é que estão sendo atendidas...
Foro especial no caso de demandas judiciais da qual for vítima.
Aposentadoria especial.
Aumentos dados para si próprios.
Apartamento funcional.
Auxilio pra tudo o que se imaginar.
Contratação de auxiliares sem prova de mérito e competência às nossas custas.
ESTES SÃO OS VERDADEIROS BENEFICIÁRIOS DESTE ATUAL MODELO.
O povo vai ter que edificar o seu próprio Estado Democrático de Direito se espera realmente ser considerado algum dia como cidadão e beneficiário maior de seus representantes eleitos.
Espero que possamos acordar deste horrível pesadelo em berço esplêndido e lutar pela instauração de um verdadeiro Estado Democrático de Direito no país, onde o poder emane do povo e seja exercido verdadeiramente para o atendimento dos seus interesses e não de partidos políticos.
O Temor do Povo norteia o princípio da verdadeira democracia.
Quando o povo não é levado a sério...
Governar torna-se um sacrilégio...