A luta pela emancipação feminina vem ganhando força nas últimas décadas. A escritora e filósofa Virgínia Woolf já havia afirmado, em 1929, na obra Um teto todo seu, que se uma mulher quisesse ser escritora, deveria ter dinheiro e um espaço propício para escrever, com tranquilidade, sua ficção. Essa obra permite que reforcemos a reflexão a respeito da desigualdade de oportunidades existentes entre homens e mulheres: em muitos casos eles ainda têm maior reconhecimento pelo trabalho, ocupam melhores cargos e são mais bem remunerados, enquanto elas ocupam as mesmas funções e fazem o mesmo trabalho ou até melhor e ainda precisam administrar as atividades domésticas e a maternidade.
Com base no texto Efeito Matilda e na entrevista concedida pela cientista Dra. Joana D’Arc Félix de Souza, pertencentes à coletânea Ética e Ciência, analise as afirmativas a seguir.
I. O efeito Matilda é uma homenagem à Matilda Joslyn Gage, ativista, livre pensadora e pioneira da sociologia moderna. Além de mãe de numerosa família, ela se destacou por apoiar Victoria Woodhull, e presidiu a Associação Nacional de Sufrágio das Mulheres.
II. A discriminação sexista na ciência pode ser comprovada pela quantidade de prêmio Nobel concedido: mais de 800 homens foram reconhecidos por seus talentos científicos contra apenas 47 mulheres.
III. Entre as cientistas que foram galardoadas com o prêmio Nobel, destaca-se Lise Meitner e Rosalind Franklin que contribuíram, respectivamente, para a descoberta da fissão nuclear e da estrutura de dupla hélice do DNA.
IV. A PhD em Química pela Universidade de Harvard, Dra. Joana D’Arc Félix de Souza acumula 80 prêmios em sua carreira científica e afirma que se torna quase impossível ascender em uma carreira de pesquisador que exige constante estudo quando também é preciso conduzir trabalhos domésticos e maternidade.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
II, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III, IV.
Respostas
A afirmativa I é verdadeira, pois foi Matilda Gage que descreveu o fenômeno pela primeira vez, de modo que a pesquisadora responsável por cunhar o termo, Margaret Rossiter, a homenageou ao batizar o fenômeno.
A afirmativa II é verdadeira, pois a distribuição tão desigual entre gêneros é uma consequência da pouca educação que historicamente foi dada às mulheres, além de ser um exemplo de como são frequentemente pouco reconhecidas por seus trabalhos.
A afirmativa III é falsa, pois Meitner deveria ter ganhado o Nobel de Química em 1944, pois a pesquisa premiada foi feita a partir de seus trabalhos, mas o seu colega, o químico Otto Hahn, por questões de preconceito, se recusou a conceder-lhe o crédito devido, de modo que ela nunca foi reconhecida oficialmente com um Nobel que, por todos os direitos, lhe pertencia.
A afirmativa IV é verdadeira, pois isto tornaria impossível a dedicação da mulher ao trabalho, criando um caso de evidente diferenciação entre homens e mulheres.
É correta a alternativa 4.