Respostas
A União Ibérica trouxe enormes prejuízos para Portugal, que ao final do período conhecia uma profunda crise, Os inimigos dos reinos unificados entre 1580 e 1640, especialmente os holandeses, tomaram grandes porções do Império colonial português, invadindo e estabelecendo, inclusive, uma colônia no Brasil.
Em 1640, o movimento pela restauração do trono português alcançou o seu ápice. Capitalizando o descontentamento geral do reino, a nobreza portuguesa liderou o movimento, aclamando D. João, duque de Bragança, como o novo rei de Portugal, com o nome de D. João IV, em dezembro desse ano. Tinha início a dinastia de Bragança, que governaria até o início do século XX.
Como conseqüência disso, teve início uma guerra entre Espanha e Portugal que se estenderia até 1668, obrigando os portugueses a estabelecer inúmeras alianças na Europa. Essas alianças, que num primeiro momento garantiram a Restauração, revelaram-se, posteriormente, desastrosas e maléficas, agravando ainda mais a crise que se abatia sobre Portugal.