• Matéria: História
  • Autor: mylenasantos23
  • Perguntado 7 anos atrás

De que maneira uma visão crítica dos monumentos nos ajuda a entender a História? Em outras palavras, por que não podemos acreditar, num primeiro instante, que o monumento transmita informações fiéis sobre o passado?

pfv me ajudem!!!

Respostas

respondido por: dianasantosgurpbnwim
15
No último encontro do grupo de estudos, ocorrido no dia 05 de setembro, discutimos o texto “Documento-monumento”, do historiador Jacques Le Goff. O texto, um dos capítulos do livro “História e Memória”, de 1988, é uma reflexão sobre o conceito de história. Do debate, ficaram muitas considerações e inquietações e, para não perdermos o fio da memória, aí vai um pequeno registro com pontos importantes do texto e da roda de conversa.

Sobre o conceito de documento/monumento

Antes de tudo, para Le Goff, a história – forma científica da memória coletiva – é resultado de uma construção, sendo que os materiais que a imortalizam são o documento e o monumento. Para o autor, “o que sobrevive não é o conjunto daquilo que existiu no passado, mas uma escolha efetuada quer pelas forças que operam no desenvolvimento temporal do mundo e da humanidade, quer pelos que se dedicam à ciência do passado e do tempo que passa, os historiadores. Estes materiais da memória podem apresentar-se sob duas formas principais: os monumentos, herança do passado, e os documentos, escolha do historiador” (p.535, 1996).

Perguntas similares