Considere a seguinte passagem de texto:
“A teoria surge no momento em que uma prática começa a voltar-se sobre si mesma, para esmiuçar as condições de suas próprias possibilidades [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Trad. Waltensir Dutra. São Paulo: Martins Fontes, 2006. p. 330.
Levando em consideração o fragmento do texto dado e os conteúdos do texto-base Crítica feminista: uma contribuição para a história da literatura sobre os interesses e desenvolvimentos dos Estudos Culturais, analise as assertivas que seguem e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Os Estudos Culturais valorizaram a cultura popular e a cultura urbana.
II. ( ) Os Estudos Culturais reafirmaram a unicidade do cânone.
III. ( ) Os Estudos Culturais prezaram novas abordagens metodológicas em diálogo com mais de uma disciplina.
IV. ( ) Expressões antes marginalizadas foram desconsideradas pelos Estudos Culturais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A
V – F – V – F
B F – F – V – V
C
F – V – V – F
D V – V – F – F
E F – F – F – V
Respostas
Vamos analisar cada assertiva por vez para poder indicar ao final a alternativa correta da questão:
I. Verdadeira. Os Estudos Culturais afastam-se da chamada cultura erudita para explorar outros cânones fundamentais da sociedade.
II. Falsa, como já indicado na assertiva I.
III. Verdadeira. Trata-se de uma abordagem condizente com o anteriormente indicado na assertiva I.
IV. Falsa. A afirmação aqui vai diretamente contra o já estabelecido nas assertivas I e III.
Com a sequência V - F - V - F, a alternativa correta da questão só pode estar na opção a.
Resposta:
letra A : V – F – V – F
Explicação:
“Os estudos culturais, associados ao pós-modernismo, englobam uma série de disciplinas, entre elas as relacionadas à literatura [afirmativa III, verdadeira]. Associados aos movimentos de vanguarda, valorizaram expressões culturais normalmente marginalizadas [afirmativa IV, falsa], tais como a cultura popular ou a cultura urbana [afirmativa I, verdadeira, verdadeira]. Essa abertura proporcionou vários questionamentos relativamente à história da literatura e ao cânone como registro de obras consagradas e referendadas pela academia. Na medida em que foi atribuído valor a obras que não pertenciam ao cânone, suas normas foram questionadas, validando-se novas abordagens, o que destituiu a unicidade do cânone e da própria história da literatura [afirmativa II, falsa], ambos, agora, caracterizando-se pela pluralidade” (texto-base Crítica feminista..., p. 410)