Um pêndulo ideal, formado por uma esfera presa a um fio, oscila em um plano vertical sob a ação da gravidade, da tensão no fio e de uma força de atrito entre o ar e a esfera. Considere que essa força de atrito seja proporcional à velocidade da esfera. Assim, é correto afirmar que, no ponto mais baixo da trajetória,
(A) A energia cinética é máxima e a perda de energia mecânica pelo atrito é mínima
(B) A energia cinética e a potencial são máximas
(C) A energia cinética e a perda de energia mecânica pelo atrito são máximas.
(D) A energia cinética e a potencial são mínimas
Respostas
Olá, tudo bem?
A alternativa correta é a letra: C) A energia cinética e a perda de energia mecânica pelo atrito são máximas.
Os conceitos abaixo podem te auxiliar a compreender a resolução da questão.
Energia cinética é o termo utilizado para descrever a energia que um objeto possui quando posto em movimento, logo, expressa a quantia de trabalho que é necessário empregar em um objeto para que este adquira velocidade.
Já a Energia mecânica diz respeito a soma das energias cinética e potencial que podem ser apresentadas por um objeto, sendo a energia potencial aquela relacionada a posição do objeto e a sua interação com o meio.
O exercício no fala sobre o movimento de um pêndulo. Olhe na figura anexo o pêndulo que fiz para você. O pêndulo faz três movimentos principais, onde temos os três pontos vermelhos. No ponto onde temos a flecha verde você verá que sera necessário um gasto maior de energia cinética para que o pêndulo continue seu movimento de vai e vem.
Porém, a energia mecânica neste ponto irá diminuir já que o atrito com o meio será menor. Logo, a perda de energia mecânica será máxima.
Bons estudos =D