Suponha que uma pessoa precise comprar 3 7 de um saco de farinha de 10 kg. Para fazer isso, ela calcula o valor decimal da fração 3 7 e o arredonda, multiplicando-o por 10, para determinar a massa, em kg, que deverá ser comprada. Se a pessoa arredondar o valor decimal de 3 7 na primeira casa decimal, ela comprará menos farinha do que se fizer o arredondamento na segunda casa decimal (a pessoa adotou a seguinte regra de arredondamento: ao arredondar em uma determinada casa, ela observa o algarismo imediatamente à direita. Se ele for 5 ou mais, ela arredonda para cima; se for 4 ou menos, para baixo). Portanto, a quantidade de farinha que ela comprará a mais, se arredondar na segunda casa decimal, é de?
Respostas
Vamos lá.
Veja, Bruna, que a resolução parece simples.
Vamos tentar fazer tudo passo a passo para um melhor entendimento.
i) Note que 3/7, quando efetuamos a divisão dá o seguinte decimal bem aproximado: 3/7 = 0,428 <--- Este é um valor aproximado com três casas decimais.
ii) Agora vamos ao que pede a questão: se a pessoa arredondar para "0,43" porque a próxima casa da direita ultrapassou "5", então ela comprará, dos 10kg de farinha, a seguinte quantidade:
0,43*10kg = 4,30kg de farinha.
No entanto, se essa pessoa não considerar o arredondamento e, assim, efetuar a multiplicação dos 10kg por "0,428", então ela comprará:
0,428*10kg = 4,28kg de farinha.
iii) Agora vamos ver qual será a diferença entre a compra com o arredondamento para maior e a compra sem nenhum arredondamento.
4,30kg - 4,28kg = 0,02kg ou apenas "2" gramas. <--- Esta é a resposta. Ou seja, essa pessoa comprará "2" gramas a mais se arredondar a segunda casa decimal.
É isso aí.
Deu pra entender bem?
OK?
Adjemir.