Leia o fragmento de texto a seguir.
“(f∘g)′(x)=f′(g(x))⋅g′(x)(f∘g)′(x)=f′(g(x))⋅g′(x). Uma maneira conveniente de lembrar essa fórmula consiste em chamar a ‘função de fora’ e g a ‘função de dentro’ na composição (fg(x))(fg(x)) e, então, expressar em palavras como:
A derivada de (f(g(x))(f(g(x)) é a derivada da função de fora calculada na função de dentro vezes a derivada da função de dentro”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANTON, H., BIVENS, I., DAVIS, S. Cálculo. 8. ed. Porto Alegre: Bookman , v. 1. 2007. p. 210-211.
Considere as funções e f(x)=exf(x)=ex , g(x)=x2+2g(x)=x2+2 e a função composta h(x)=f(g(x))=e(x2+2)h(x)=f(g(x))=e(x2+2).
Com base no fragmento de texto dado e nos conteúdos do livro-base Análise Matemática sobre a Regra da Cadeia, assinale a única alternativa que representa a derivada da função composta dada.
A h
Respostas
respondido por:
7
Olá, Dialexandrealve6693.
Você não colocou as alternativas da questão mas a derivada da função composta dada pelo exercício é bem fácil de calcular. Vou mostrar como é feito o cálculo.
A regra da cadeia é o método utilizado para calcular a derivada de funções compostas do tipo:
Pela regra da cadeia, a derivada desse tipo de função é o produto entre a derivada da função f(x) aplicada no ponto g(x) e a derivada da função g(x), isto é:
Temos:
Vamos calcular as derivadas:
Temos, então:
A DERIVADA DA FUNÇÃO é
Espero ter ajudado.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás