Respostas
Vamos falar de monopólio: pelo próprio nome já se deduz que se trata de fornecedor único, aquele que não tem concorrência para seus produtos. O monopólio impõe o preço, a demanda do produto. O monopólio é como se existisse apenas um dono para aquele produto. Citando exemplo no Brasil de uma empresa de monopólio podemos indicar a Petrobrás.
Falando do oligopólio: Já o oligopólio é não difere muito do oligopólio pois é como se existisse em determinada área da economia apenas alguns fornecedores e esses se dividem usurpando cada um uma fatia do mercado e passa a tratar como se fosse um oligopólio. No oligopólio o controle de preços se faz entre os fornecedores e os preços dependem da comunicação entre os fornecedores. Na prática é como podemos chamar de existência de cartel. Como exemplo, podemos citar, postos de gasolina, fabrica de automóveis etc
A concorrência monopolística: Nesse caso podemos as formas diferenciadas que empresas vendem seus produtos onde os mesmos possuem características diferenciadas pela qualidade, sua aparência e dependentemente de uma possível aceitação do consumidor, o que chamamos de reputação do produto. Nesse requisito, a empresa é a própria produtora de seu elemento de venda. Se você observar, e tomar como exemplo a produção de refrigerante podemos citar várias marcas onde cada uma tem seu próprio produtor.