• Matéria: História
  • Autor: nicbiamorena2472
  • Perguntado 7 anos atrás

Questão n° 48pág. 39Provj Tipo AA caricatura satiriza a Revolta da Vacina, ocorrida durante o governo deRodrigues Alves (1902-1906). Ela evidencia quea)a política saneadora do então presidente visava, principalmente, atender aos apelos das camadas populares, que reivindicavam melhorias das condições de higiene da cidade.b)o programa de reurbanizaçào e saneamento da cidade do Rio de Janeiro pretendia estimular a imigração e a entrada de capitais estrangeiros, modernizando a capital e dando fim às epidemias.c)a execução do programa do presidente era voltada para o bem-estar da massa popular, entretanto, por falta de informação e instigados pela propaganda socialista, o povo se revoltou em motins.d)o médico sanitarista Oswaldo Cruz, antes de iniciar o processo de vacinação em massa da população, esclareceu os mesmos a respeito dos benefícios médicos, o que não impediu o levante.e)tal revolta ocorreu devido ao descontentamento popular frente ao governo, pois nào foram disponibilizadas o número suficiente de vacinas para toda a população carente.

Anexos:

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
64

O principal objetivo da campanha de urbanização e vacinação da população do Rio de Janeiro era melhorar a imagem do Brasil no cenário internacional, atraindo investidores estrangeiros.


Isto se dava, sobretudo, por ser na época o Rio de Janeiro a capital do país e, apesar deste importante status político, a cidade era suja, possuía uma infraestrutura ruim e a população vivia sofrendo com epidemias, o que acabava transmitindo a mensagem de que o Brasil não era um país seguro para os investimentos.


A população, contudo, não pediu e nem aceitou passivamente a vacinação, de modo que, movidos pela ignorância que também era comum na capital federal, lutaram contra o processo.


É correta a alternativa B.

Perguntas similares