• Matéria: História
  • Autor: mariliacarneiro7520
  • Perguntado 7 anos atrás

Questão n" 51(...) conceitualizar o fascismo como populista é um erro, embora a intensidade da propaganda política, a mobilização das massas e o carisma pessoal aparentemente possam identificar o populismo com fascismo.Mario Sznajder. "Fascismo e Intolerância". In: Maria Luiza Carneiro e Frederico Croci (orgs). Tempos de fascismos: Ideologia - Intolerância - Imaginário. São Paulo: EDUSP/ Imprensa Oficial/ Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2010, p.30O erro citado consiste no fato de quea)nos fascismos categorias inteiras são excluídas, com base em definições de ‘inimigo’, ou seja, a negação da cidadania é uma consequência quase natural de não se pertencer à comunidade. Ao contrário, no populismo, as coalisões interclasses e entre diversos grupos são a condição sine qua non de sua existência.b)no populismo, a preocupação com a legitimação das ações do líder forçou a criação de órgãos destinados apenas à propaganda política e à censura. Nos fascismos, por sua vez, a adesão em massa ao chefe de governo excluiu ações propagandísticas mais incisivas, assim como o surgimento de oposições relevantes.c)no nazi-fascismo o centro de ações girou em torno do combate ao comunismo e ao liberalismo, representantes de uma época decadente e retrógrada. No populismo, os discursos liberais e socialistas do governo serviram, antes de tudo, para manipular as massas, perpetuando líderes carismáticos no poder.PrcnaTípoApâg. 41Grapo* I -IV- V -VId)tanto nos fascismos quanto no populismo grupos que se pretendam autônomos ou aqueles que não tenham aderido ativamente ao nacionalismo extremo são perseguidos ou mesmo eliminados. No entanto, a preocupação, dos governantes populistas, com uma legitimação de ações obrigou-os a conceder garantias a alguns desses grupos.e)nos fascismos a liderança personificada exigia a radicalização com os opositores, eliminando-os e criando um clima de insegurança, em que qualquer pessoa, em potencial, era vista como inimiga do Estado. No populismo, apesar do autoritarismo, o pluripartidarismo impedia ações eficazes no combate à oposição.

Anexos:

Respostas

respondido por: makmorales
23

Olá,


Diferentemente do populismo, o fascismo parte para o total radicalismo ideológico, onde categorias inteiras são excluídas, pois quando determinado grupo é considerado um inimigo dos fascistas, eles deixam de ser considerados cidadãos; tornam-se inimigos mortais sem direitos.


O populismo, entretanto, permite a coexistências de diferentes classes e estas podem relacionarem-se entre si para formar coalizões que defendam interesses mútuos. O fascismo representa a formação de um único grupo que exclui qualquer outro que não se incline a ele.


Portanto é correta a Alternativa A.


Espero ter ajudado!

Perguntas similares