Desejo entender por que um produto produzido no Polo Industrial de Manaus, por exemplo, uma esteira da marca ACT cle10, custa o dobro (aqui em Manaus) do valor comercializado em outros Estados, a saber SP e SC.
Se é produzido aqui, então, deveria ter um menor custo já que recebe incentivos fiscais.
Não consigo entender por qual meio esse produto é comercializado tão barato nos Estados do Sul e Sudeste. Tem alguma legislação pra isso?
Respostas
Olá, amigo(a)!
Vou te ajudar nesta questão.
De acordo com a SUFRAMA - Superintendência da Zona Franca de Manaus, este complexo industrial possui inúmeros incentivos, tais como:
redução dos tributos federais - como I.I - imposto de Importação e IRPJ - Imposto de Renda da Pessoa Jurídica.
redução dos tributos estaduais - de acordo com a Lei nº 2.826/2003. O grande incentivo é na restituição do ICMS - Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação, que oscila entre 55 e 100%.
Com base nesta ideia (incentivos fiscais), os produtos industrializados podem ser vendidos por preços bem mais acessíveis nos demais estados da Federação.
Na prática, era para este produto ser vendido a um preço bem mais barato (acessível). Para mais detalhes, consulte a lei supracitada.
Cuide-se bem!