os escribas desempenhavam importante papel na sociedade micenica. Qual a origem
e as características da escrita desse povo?
Respostas
Olá, bom dia!
A sociedade micênica formou-se por volta do ano 2100 A.C, com a vinda da Europa Central de povos indo-europeus denominados aqueus.
Eles se estabeleceram próximo às populações que habitavam o território que hoje é chamado de Grécia.
Ao longo do tempo, foram construindo uma forte civilização (império) que possuía Micenas como a sua principal cidade. Por isso, eram chamados de sociedade micênica.
Um ponto alto dessa sociedade é o estabelecimento do comércio com o Mediterrâneo oriental, o mesmo espaço ocupado pela civilização minoica.
Os aqueus não possuíam um grande conhecimento que lhes permitisse estruturar uma sociedade urbana, muito menos, na parte da escrita.
Entretanto, com o excedente obtido por meio do comércio, eles puderam contratar trabalhadores minoicos especializados.
Desses, a contribuição mais importante eram os escribas, que efetuaram uma adaptação da linguagem minoica (Linear A) para a linguagem indo-europeia dos aqueus, na qual constituiu-se a Linear B.
Além da questão técnica, a escrita também traz uma relação cultural consigo.
Os escribas auxiliaram em muito os aqueus a constituírem de fato uma sociedade, registrando informações, acompanhando a produção rural e anotando o que os camponeses plantavam, bem como também a cobrança de impostos.
Esse último ponto foi importantíssimo para que os aqueus fortalecessem a sua aristocracia e se firmassem como poderio econômico, inclusive, sobre a sociedade minoica.
Espero ter ajudado!
Resposta: No Egito Antigo, os escribas tinham uma importante função e ocupavam lugar de destaque na sociedade egípcia, pois eram conhecedores da escrita demótica e dos hieróglifos. Eram eles que escreviam sobre a vida dos faraós, registravam a cobrança de impostos e copiavam textos sagrados
Explicação: espero ter ajudado