Em 1920, o cientista dinamarquês Johannes N. Brõnsted e o inglês Thomas M. Lovvry propuseram, independentemente, uma nova definição de ácido e base diferente do conceito até então utilizado de Arrhenius. Segundo esses cientistas, ácido é uma espécie química (molécula ou íon) capaz de doar próton (H+) em uma reação. Já, a base é uma espécie química (molécula ou íon) capaz de receber próton (H+) em uma reação. Abaixo está representada uma reação com a presença de ácidos e bases de acordo com a teoria ácido-base de Brõnsted-Lowry.H3C-NH2 + hbCCOOHH3C-NH3 + HsCCOO'baseácidoácidobasepág.31Prova Tipo ADe acordo com essas informações, assinale a alternativa que possui, respectivamente, um ácido e uma base de Brõnsted-Lowry.a)OH- e NaOHb)H30+ e CFc)OH_e NH4+d)HCN e H30+e)NH3 e H2S04
Respostas
Ola!!!
ALTERNATIVA CORRETA LETRA B.
Para a teoria de Brönsted-Lowry, também denominada de teoria moderna de ácido e base, ácido é um composto capaz de ceder H+ e bases são compostos capazes de receber H+, ou seja, os ácidos doam prótons e uma bases recebem prótons.
Portanto dentre as substâncias apresentadas H3O+ é a substância que doa prótons (H+) e Cl- recebe prótons (H+).
HCl(g)+ H2O(l) → H3O+(aq) + Cl-(aq).
O HCL sendo considerado um ácido de Arrhenius é também um ácido de Brønsted, isso pelo fato de que ao reagir com água ela atua como base de Brønsted e assim recebe o próton que foi doado.
Vale ressaltar que para que essa teoria seja "verdadeira" é necessária à presença de água e também da presença de hidrogênio.
Espero ter ajudado!!