“O Exército não tem ambições e não quer poder ou postos. Age abnegadamente por altruísmo brasileiro e fundamentalmente patriótico e, nesse sentido, os chefes do movimento revolucionário querem dar o exemplo, que empresta autoridade à sua crítica aos republicanos que, até agora, ocuparam os altos postos da administração do país.”O trecho acima faz parte do discurso dos Tenentes rebelados em 1924, em São Paulo, que estavam sob a liderança de Miguel Costa, evidenciandopág. 37Pruvj T ipo Aa)o enorme descontentamento do movimento tenentista com a participação na vida política nacional de seus oficiais superiores.b)a defesa que os Tenentes faziam da necessidade de realizar grandes reformas políticas e eleitorais que restringissem o poder dos grandes proprietários rurais.c)o desejo de um grupo de militares de restabelecer novamente a Monarquia, visto que a República não atendia aos anseios da maioria da população brasileira.d)o caráter apolítico do Exército do nosso país que, nesse momento, ansiava apenas por combater a corrupção administrativa e não efetivamente participar do poder.e)o anseio por parte desses jovens militares de participarem da vida política nacional, uma vez que pela Constituição de 1891, isso não era permitido.
Respostas
a)o enorme descontentamento do movimento tenentista com a participação na vida política nacional de seus oficiais superiores.
Falso. O descontentamento dos tenentistas era a falta de participação política dos oficiais mais jovens e com menores patentes.
b)a defesa que os Tenentes faziam da necessidade de realizar grandes reformas políticas e eleitorais que restringissem o poder dos grandes proprietários rurais.
Falso. Não há indícios de críticas aos proprietários rurais no texto indicado pelo enunciado.
c)o desejo de um grupo de militares de restabelecer novamente a Monarquia, visto que a República não atendia aos anseios da maioria da população brasileira.
Falso. Não é o que o texto diz, nem o que pediam os tenentistas. A crítica era à ausência de participação política dos militares.
d)o caráter apolítico do Exército do nosso país que, nesse momento, ansiava apenas por combater a corrupção administrativa e não efetivamente participar do poder.
Falso. É evidente que o objetivo dos tenentistas era estar inserido no jogo de poderes políticos da nação.
e)o anseio por parte desses jovens militares de participarem da vida política nacional, uma vez que pela Constituição de 1891, isso não era permitido.
Correto. Os militares de baixa patente estavam excluídos de seu direito a voto, o que era, para eles, uma afronta.