• Matéria: Química
  • Autor: Kauam13
  • Perguntado 7 anos atrás

Como funciona a fabricação dos comprimidos?

Respostas

respondido por: MiillySantooos
0
Tecnologia de Produção de Comprimidos

Há mais de cem anos um inglês

desenvolveu um meio de administrar medicamentos na forma de comprimidos. Naquele tempo o processo era artesanal, mas científico, e com facilidade agradou os pacientes, pois mascarava, ou reduzia de maneira considerável sabores, quando comparados aos métodos de elaboração tradicionais.

Cientistas e pesquisadores se interessaram e novas vantagens foram sendo identificadas no desenvolvimento e na produção de medicamentos na forma de comprimidos. Entre as novidades estava que fármacos preparados na forma sólida mantinham por maior tempo certas características de preservação (estabilidade) e liberação do fármaco, e permitiam uma produção em certa escala, alterando as indicações de prescrição, reduzindo a necessidade do retorno do paciente e aumentando os intervalos de administração.

Obviamente estes aspectos assumiram relevância e de alguma forma contribuíram no desenvolvimento da sociedade moderna. Hoje a administração na forma de comprimido é a mais freqüente e aceita pela população.

Uma das presenças profissionais mais influentes na minha carreira e que tem larga experiência na produção de sólidos dizia humildemente que não sabia fazer um comprimido, querendo demonstrar, e me convencer, o quanto complexo seria este aprendizado.

Este ponto de vista era compartilhado por muitos estudiosos que, com apoio financeiro de grandes empresas, passaram a desenvolver excipientes e princípios ativos modificados, com características físico-químicas específicas (granulometria, densidade, fluidez e reatividade, por exemplo), e de custo adequado para a fabricação de medicamentos sólidos, criando vantagens relacionadas à facilidade de mistura, homogeneidade, estabilidade e reprodutibilidade de processo. Paralelamente, novas tecnologias de produção (para os processos de identificação de materiais, de pesagem, de granulação, compressão e revestimento) foram desenvolvidas, resultando em processos de elevado nível de eficiência e produtividade, o que exigiu também o aprimoramento e a qualificação de pessoal.

As normas de Boas Práticas de Fabricação

(BPF) definem os critérios da produção com os seguintes objetivos: • Padronização;

• Reprodutibilidade.

Para se obter a reprodutibilidade de processos, as tarefas produtivas devem ser executadas de forma padronizada. Dentro do contexto de BPF isto significa cumprir com os requisitos de qualidade, garantindo resultados dentro de especificações. A padronização das tarefas

Perguntas similares