Explique os intereses combinados de fazendeiros e comerciantes que se codificaran na promulgação da lei de terras de 1850
Respostas
Resposta:
A lei de terras, de 1850, manteve a posse de propriedades agrárias nas mãos das elites fazendeiras, pois a legalização de sua compra e venda elevou os preços e dificultou a aquisição para parte de trabalhadores imigrantes da Europa. Os comerciantes foram igualmente favorecidos pela lei, pois tais trabalhadores, sem grandes perspectivas no campo, migraram para as cidades.
Os fazendeiros e comerciantes tinham seus interesses combinados atendidos graças à promulgação da Lei de Terras de 1850, visto que a determinação de D. Pedro II apenas garantia que os então donos de terras mantivessem a posse, já que os mais pobres não poderiam pagar os valores exigidos nas transações comerciais.
Lei de Terras de 1850 e interesses de fazendeiros e comerciantes
Essa determinação legal parecia adequada em sua concepção ao estabelecer que certos grupos não mais invadissem ou se apossassem de terras em meio a questões de influência e intimidação, mas, que comprassem os títulos ou fossem agraciados por doações governamentais.
Assim, fazendeiros e comerciantes asseguravam que seus interesses combinados fossem atendidos por meio da Lei de Terras de 1850, visto que aqueles já declaradamente donos das grandes propriedades conseguiam a oficialização junto ao governo, sendo que os imigrantes e ex-escravos eram impossibilitados de adquirir as terras devido aos elevados preços.
Aprenda mais sobre como a Lei de Terras de 1850 atendia aos interesses combinados de fazendeiros e comerciantes: brainly.com.br/tarefa/3943743
#SPJ6