Respostas
A Linguagem Poética
Para que serve a poesia? Qual a função da linguagem simbólica, às vezes rebuscadas, cheia de floreios, indireta, onde as mensagens ficam subtendidas e impacientizam as mentes mais racionais, práticas e objetivas?
Para muitos a linguagem poética se reveste de uma forma que afronta a urgência e velocidade de nossa realidade pratica. Parece a estas, uma total perda de tempo e energia na contra-mão da prontidão que o dia a dia nos impõe.
Podemos dizer que a linguagem poética é uma comunicação singela e nobre que fala mais ao coração que a razão.
Poesia é mais para ser sentida do que entendida. Nela o poeta revela o que lhe vai à alma e expressa tanto quanto possível, com uso de códigos lingüísticos, seus sentimentos e os conflitos que eles suscitam.
Não é possível se explicar os sentimentos, mas é possível usando-se linguagem e imagem figuradas provocar no leitor ou ouvinte um modelo destes sentimentos que assolam a alma poética.
Quando o poeta cria, com os limitados recursos que a linguagem oferece, formulas representativas e descritivas de uma realidade interna, consegue produzir a sua volta, naqueles que o assimilam, uma idéia, as vezes vaga, outras vezes forte das suas próprias emoções.