O ponto C(-3, -2) é o centro de uma elipse tangente aos eixos coordenados. Se os eixos de simetria da elipse são paralelos aos eixos coordenados, escreva a equação da elipse.
Respostas
Olá, Porcelain.
Sabemos que o centro da elipse está no ponto C = (-3,-2), que a elipse tangencia os eixos coordenados e que os eixos de simetria da elipse são paralelos aos eixos coordenados.
Podemos perceber, com base nas informações dadas, que o maior eixo de simetria da elipse é paralelo ao eixo x, e o eixo menor é paralelo ao eixo y.
Sejam os pontos A₁ e A₂ os pontos extremos do maior eixo de simetria da elipse, sabemos que seu comprimento é a distância entre os pontos A₁ e A₂. Além disso, sabemos que:
A₁A₂ = 2a
O ponto A₁ é (-6,-2) e o ponto A₂ é (0,-2). O comprimento do seguimento A₁A₂ é calculada por:
Temos então que:
Da mesma forma, sejam os pontos B₁ e B₂ os pontos extremos do menor eixo de simetria da elipse, temos que o seu comprimento é a distância entre os pontos B₁ e B₂. Além disso, temos que:
B₁B₂ = 2b
Seja B₁ = (-3,0) e B₂ = (-3,-4), temos:
d =
Temos então que:
Agora, com os valores de a e b calculados e as coordenadas do centro, podemos montar a equação da elipse. Sejam as coordenadas do centro (x₀,y₀) = (-3,-2), temos a seguinte equação:
A equação da elipse é:
Veja a imagem em anexo.
Espero ter ajudado.