o morador 1003 recebeu consternado a visita do zelador que falava sobre a reclamação de barulho desse apartamento em relação a palavra consternado podemos substitui-la sem prejuizo do sentido contextual por
Respostas
Olá,
Inicialmente, é necessário que compreendamos que a crônica diz acerca do desentendimento dos dois moradores do mesmo prédio, devido a incompreensão de um acerca dos sons e barulhos produzidos por seu inquilino, em horários inoportunos. Assim, temos uma carta do morador do 1003, o provocador dos efeitos sonoros, desculpando-se e justificando seus atos, de modo que torna-se possível compreender que categoriza como plausível suas atitudes acerca dos ruídos produzidos, uma vez que os justifica como maneira de aproveitar a real vida.
Devido sua posição favorável aos seus sons, ao receber a visita do zelador nota-se certo abalo no morador, que creditava um caráter nobre às suas medidas. Assim, sabendo que consternar refere-se ao ato de encontrar-se triste e pesaroso, pode-se alterar o termo, sem perder a essência da narrativa, por chateado.
Bons estudos!
Resposta:
chateado
Explicação: de nd