UEPG PR sobre a servidão medieval assinale o que for correto
Respostas
Olá, você esqueceu das alternativas!
01) A servidão foi um tipo de relação social que resultou exclusivamente da desagregação do Império Romano.
Falso. A servidão não foi resultado exclusivo da desagregação do Império Romano, mas também derivou do modelo rural dos povos invasores, e da necessidade produtiva.
02) Servidão e vassalagem foram as únicas formas de relação social existentes na sociedade feudal.
Falso. Existiam relações sociais normais, como entre familiares, comunidades, entre os indivíduos e a Igreja, entre Reis e súditos e etc.
04) Tanto a sociedade romana quanto a germânica eram sociedades igualitárias, e elas produziram, com sua fusão, uma Idade Média basicamente livre de desigualdades.
Falso. As desigualdades eram evidenciadas pelas condições precárias da vida dos servos e pelo luxo dos reis, da Igreja e etc. Os senhores eram, com certeza, mais bem de vida do que os servos que para eles trabalhavam.
08) No sistema feudal, as relações de servidão, suserania e vassalagem tendiam a ligar os membros da sociedade em uma rede infinita de hierarquias e dependências.
Correto. Suseranos eram vassalos e vassalos eram suseranos em situações hierárquicas bastante complexas, que geravam cada vez mais fragmentação no modelo político medieval.
16) O servo detinha a posse útil da terra, devia obrigações e tinha o direito de ser protegido pelo senhor.
Correto. O servo poderia utilizar a terra para seu sustento, desde que produzisse também para seus suserano, que tinha como obrigação garantir sua sobrevivência.
Resposta:
15
Explicação:
1+2+4+8 = 15