• Matéria: Filosofia
  • Autor: Joaovictoripiraja
  • Perguntado 8 anos atrás

O que é um contrapoder para Montesquieu?

Respostas

respondido por: consultorgeral
3

Então... Para Montesquieu, um contra poder é antes de tudo uma atitude “liberal”, pois o contrapoder na concepção política de Montesquieu, resultou necessariamente no liberalismo, por meio de vários projetos constitucionais. A ideia de limitação do poder (político) foi consubstancial ao liberalismo, sendo que este contém, contudo, duas modalidades essenciais e distintas, conforme se coloque no centro de seu modelo de organização social a ideia de contrapoderes ou se prefira confiar no princípio do livre mercado.


Joaovictoripiraja: Então contra poder é o estado não intervir?
consultorgeral: Teoricamente sim, pois o contra poder reflete na "limitação do poder arbitrário do Estado", ou seja, para coibir os excessos do Estado. Montesquieu criticou a intervenção arbitrária do Estado, principalmente nas questões de livre iniciativa e livre comércio. Daí a teoria da Separação dos Poderes, de Montesquieu (de forma que um poder não pudesse exercer influência arbitrária sobre os demais)
Joaovictoripiraja: Então Montesquieu era liberal, portanto era adepto das ideias de Locke.
consultorgeral: Sim, exatamente. Mesmo de origem "aristocrata", sempre foi crítico severo ao modelo de poder imposto pela Monarquia. Assim, o trabalho de Jonh Locke no âmbito das instituições inglesas foi uma grande fonte de inspiração para Charles-Louis de Secondat (barão de Montesquieu ou simplesmente Montesquieu).
Perguntas similares