Respostas
O conhecimento dos mares atrai a atenção do homem não apenas pelo interesse econômico despertado por seus vastos recursos naturais, mas também pela curiosidade de descobrir a origem da vida e do próprio planeta, temas a que a oceanografia dedica seus estudos.
Oceanografia é o estudo científico de todos os aspectos dos mares e oceanos do mundo, inclusive de suas características químicas e físicas, sua origem e estrutura geológica, bem como das formas de vida do meio ambiente marinho. Não é uma ciência independente, mas a aplicação das ciências básicas à explicação do oceano e dos fenômenos que nele ocorrem. Tradicionalmente, divide-se em oceanografia física, química, biológica e geológica.
A oceanografia física concentra-se no estudo das propriedades da água do mar (temperatura, densidade, pressão etc.), seus movimentos (ondas, correntes e marés) e as interações entre as águas oceânicas e a atmosfera. A oceanografia química lida com a composição da água do mar e os ciclos biogeoquímicos que a afetam.
A oceanografia biológica também chamada ecologia marinha, estuda as plantas e animais marinhos, seus ciclos de vida e a produção de alimentos no mar. A geologia marinha estuda a estrutura, características e evolução das bacias oceânicas. A diferença entre a geologia marinha e a oceanografia geológica é apenas de ponto de vista ou atitude do pesquisador. Se um geólogo estuda um sedimento do fundo do mar mais para explicar o oceano do que o sedimento, faz oceanografia geológica e não geologia marinha.
No fim do século XX, a oceanografia era a soma total desses ramos, cada um dos quais baseado nos dados obtidos em expedições oceanográficas ou por outros meios. A pesquisa oceanográfica inclui a coleta e o estudo de amostras de água do mar e da vida marinha, o sensoriamento remoto dos processos oceânicos por aviões e satélites, além de sondagens e mapeamento sísmico da crosta terrestre sob os mares.
O conhecimento mais profundo dos oceanos permite prever com maior precisão mudanças climáticas de longo prazo, bem como explorar de forma mais eficaz os recursos marinhos. A oceanografia também é vital para compreender o efeito dos poluentes sobre a qualidade das águas oceânicas, tema que cresce em importância diante do aproveitamento cada vez maior dos recursos extraídos do mar.