Quando o cientista Charles Darwin chegou às Ilhas Galápagos (ou Arquipélago das galápagos), observou que, embora o clima, a vegetação e a fauna fossem parecidos, quando olhava atentamente para as espécies, encontrava grandes diferenças entre elas. O que mais lhe chamou a atenção foram os tentilhões, pássaros pequenos, do tamanho de um pardal, bastante parecidos entre si. Observe a figura abaixo (tipos de tentilhões que ocorrem nas ilhas de Galápagos) e responda às questões a seguir.
a) Das teorias da evolução, qual foi a teoria criada por Darwin a partir das observações feitas nas Ilhas Galápagos?
b) Cite uma causa ou pressão seletiva que provavelmente tenha sido responsável pela diversidade de tentilhões nas
Ilhas Galápagos.
Respostas
a) A partir de observações feitas nas Ilhas Galápagos, Darwin criou a teoria da Seleção Natural. Essa teoria dita que as características favoráveis para lidar com determinada situação natural presentes nos indivíduos de uma espécie serão passados para as gerações futuras, ou seja, se tornarão mais comuns com o passar de gerações, enquanto os indivíduos que não apresentam tais características favoráveis serão prejudicados ou levados a extinção, por não serem tão aptos à lidar com a situação natural quanto aqueles que apresentam o caractere.
b) Os ambientes ecológicos diferentes nas ilhas aliados ao isolamento geográfico de cada uma delas, resultou na pressão responsável pela diversidade dos tentilhões nas Ilhas Galápagos. Os pássaros em cada uma das ilhas foram selecionados, de modo que aqueles que apresentavam características favoráveis para lidar com determinada situação natural sobreviveram e as características se mantiveram nas gerações futuras, enquanto aqueles que não apresentavam tal caractere não foram capazes de sobreviver ou se adaptar tão bem.