Respostas
Wikitext.svg Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde março de 2017).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
História da Rússia
Peter de Grote.jpg
Eslavos orientais
Cazares
Rússia de Quieve
Principado de Vladimir-Susdália
Bulgária do Volga
Invasão Mongol
Canato da Horda Dourada
Grão-Principado de Moscou
Canato de Cazã
Czarado da Rússia
Opríchnina
Império Russo
Revolução de 1905
Revolução de 1917
Revolução de Fevereiro
Revolução de Outubro
Guerra Civil
União Soviética
Era Stalin
Era Khrushchov
Era da Estagnação
Corrida espacial
Perestroika e Glasnost
Federação da Rússia
edite esta caixa
Pedro, o Grande, ao reformar o Estado Russo, no século XVII, também organizou a nobreza no país, ainda que a nobreza russa seja muito antiga, embora não fosse titulada. As modificações por ele implementadas duraram, em sua maioria, até o final do Império, extinguindo-se com a revolução russa de 1917.
Em 12 de janeiro de 1682, nos primeiros anos de sua administração, Pedro, o Grande criou uma lei, de acordo com a qual todos os aristocratas russos foram declarados semelhantes uns aos outros. Oficialmente não havia mais diferenças, mas a nobreza deu outra interpretação ao Armorial da Nobreza da Câmara de Heráldica do Senado, instituído por Pedro, em São Petersburgo. O Armorial era dividido em cinco volumes: o Livro de Príncipes do Império, o Livro de Condes do Império, o Livro de Barões do Império, o Primeiro Livro de Aristocratas sem título hereditário (antes da reforma de Pedro, o Grande) e o Segundo Livro de Aristocratas sem título hereditário (depois da reforma de Pedro, o Grande).
As velhas linhagens aristocráticas russas descendiam do líder viquingue Rurique e o do príncipe lituano Gedimino, o Grandioso. A Casa de Rurique reinou sobre Rússia de 862 a 1598.