• Matéria: História
  • Autor: bo171539
  • Perguntado 8 anos atrás

O neocolonialismo no continente africano foi justificado pelos europeus como missão civilizatória para encobrir seus interesses econômicos nesse território. Além disso, o neocolonialismo era baseado em inúmeras teorias raciais do período, destacando-se entre elas o darwinismo social. comente explicando sobre as politicas coloniais que foram implantadas na Africa pelos europeus

Respostas

respondido por: ferretti
39

Olá!

O neocolonialismo foi um movimento de dominação e exploração capitalista intensiva dos territórios da África e da Ásia durante os séculos XIX e XX, predominantemente.

Diferente do movimento colonialista, este domínio não se deu exclusivamente por uma retirada dos bens de matéria prima, ou da mão de obra escravizada, mas operou através da invasão das terras e divisão dos território entre os países industrializados.

Para justificar e legitimar a posição de domínio, é correto afirmar que os europeus fizeram uso das novas teorias científicas do darwinismo social, da eugenia e do racialismo. Estas teorias somadas entendiam que os continentes dominados eram formados por indivíduos inferiores e por isso poderiam ser dominados, sendo até mesmo positivo que essa dominação continuasse dado que os europeus poderiam "levar o progresso" para as populações colonizadas.

abraços!

Perguntas similares