• Matéria: Biologia
  • Autor: felixthedude
  • Perguntado 8 anos atrás

Ao final do Cretáceo ocorreu uma grande extinção que atingiu diversos grupos de organismos, entre os quais os dinossauros. Explique sucintamente as duas principais hipóteses com que se tenta definir as causas dessa extinção.

Respostas

respondido por: Zelanis
20

Oi,



Existem varias teorias que tentam explicar a Extinção dos Dinossauros como o frio, doenças ou decadência gradual mas as duas principais teorias são as do Vulcanismo e do Evento K-T.


A teoria do Vulcanismo acredita que os movimentos das placas tectônicas tenham causado uma atividade extrema dos vulcões impossibilitando a vida na Terra.


A teoria mais famosa e aceita sobre a Extinção dos Dinossauros é chamada de Evento K-T ou K-pg como muitos geólogos passaram a adotar o termo, os pesquisadores que defendem essa teoria, acreditam que um meteoro colidiu com o planeta Terra há aproximadamente 65 milhões de anos.


Um dos fatos que ajudam a comprovar essa teoria é uma imensa cratera encontrada no Golfo do México que possui essa datação. O impacto do meteoro criou um buraco enorme de 200 km de diâmetro, que teria causado alteração no eixo do planeta, estimulando vulcões e gerando maremotos que teriam eliminado toda a vida nas regiões litorâneas e exterminado milhares de animais nas regiões diretamente impactadas.


Logo uma reação em cadeia teria tomado conta, o planeta Terra seria coberto por uma nuvem de poeira impedindo a passagem de raios solares e as plantas de realizar a fotossíntese, os animais herbívoros também teriam morrido de fome e logo depois os carnívoros seriam os próximos com a falta de seus alimentos.


Perguntas similares