• Matéria: Português
  • Autor: ruberlaniojorgesilva
  • Perguntado 8 anos atrás

Tendo em vista a citação dada e os conteúdos do texto-base A literatura vista da margem: os heróis pós-estruturalistas, analise as seguintes proposições sobre o posicionamento de Roland Barthes quanto à ideologia literária: I. A literatura dita “realista” disfarça ou forja a natureza socialmente relativa da linguagem. PORQUE II. A linguagem construída como natural erige uma realidade que também é tomada como natural, instaurando um padrão e deturpando o referente. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira. B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira. C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. E As asserções I e II são proposições falsas.

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

Olá!


A alternativa D é a que melhor se aplica como correta.


Bem, Barthes dialogou sobre a mudança da semiologia como uma forma de mudar o significado da linguagem, interagindo com o pensamento dos pós-estruturalistas, esses que consideravam a realidade como uma construção social.


Deste modo, a abordagem acaba sendo mais aberta no que diz respeito à diversidade de métodos, onde o pós-estruturalismo não pode ser simplesmente reduzido a um conjunto de métodos, pois existem diversas formas de exemplificar essa realidade.


Até mais!


Perguntas similares