• Matéria: Português
  • Autor: MichelGreff1276
  • Perguntado 8 anos atrás

Textos para as questões de 01 a 05Texto I01Quando se pensa em traçar um histórico sobre o aprendizado02de línguas estrangeiras, poderia se retroceder aos primórdios dos03tempos globalizantes, com os acadianos tentando se comunicar04com os sumérios na antiga Mesopotàmia, por volta de 3.000 a.C.,05ou às conquistas do antigo império egípcio, ou ainda do império dos06romanos, eles mesmos aprendendo o grego como segunda língua, em07reconhecimento ao prestígio daquela civilização. É possível afirmar08que, desde os primeiros intercâmbios entre sociedades, quando09civilizações descobriram e dominaram outros povos, a necessidade de10entendimento entre falantes de línguas distintas levava interessados a11aprender novos idiomas com o propósito mais natural, o de comunicar-12se; buscava-se, como hoje, a oralidade numa língua estrangeira em13situações comunicativas.14À parte o estudo do grego e do latim (este, detentor, por longo15período, do título de língua franca), que se restringira à gramática e16à tradução para fins culturais, políticos ou religiosos, é a partir de17meados do século XVII [...] que a necessidade de aprender um novo18idioma, com o intento genuíno de comunicação, se intensificou.Vera Hanna, Línguas estrangeiras: o ensino em um contexto culturalTexto II01O domínio de uma língua estrangeira, em especial o inglês,02é uma exigência cada vez mais frequente nas empresas. A maior03parte dos candidatos às vagas, por sua vez, atesta no currículo que04fez cursos - o que em geral é verdade. Mas, na prática, são poucos05os que sustentam uma entrevista mais detalhada em outro idioma06ou mantêm uma conversação em inglês sem grande esforço. Para07muitos prevalece a sensação de só cometer um erro após outro. E o08pior é que a insegurança quanto à gramática e o medo de cometer09equívocos terminam por comprometer as possibilidades de acerto.10Em muitos casos, nem mesmo anos de aula mudam essa situação.Jan Dõnges, Revista Mente e CérebroProva Tipo Apág. 5Grspo; II - IIIQuestão n° 01Assinale a alternativa correta em relação ao conteúdo do Texto I.a)O ensino de línguas estrangeiras passou a ocorrer no século XX, período da chamada globalização.b)A aprendizagem de línguas estrangeiras está relacionada exclusivamente ao desejo de intercâmbio cultural.c)A necessidade de comunicação entre povos, com culturas diferentes, incentivou, ao longo dos tempos, a aprendizagem de línguas estrangeiras.d)A aprendizagem de grego e latim na Idade Média se deu por necessidades apenas comunicativas, para ampliar o intercâmbio comercial.e)É impossível traçar um histórico sobre a aprendizagem de línguas estrangeiras, já que as razões que a motivaram são difíceis de detectar.

Anexos:

Respostas

respondido por: tamyresdejesus
2

Olá!


O texto I, redigido por Vera Hanna, conta brevemente sobre a história da comunicação no mundo. De acordo com a autora, pode-se registrar tentativas de uma civilização em se comunicar com outra desde meados de 3.000 a.C., caracterizando o conhecimento de outro idioma como algo de suma importância para um melhor intercâmbio entre sociedades com diferentes idiomas.


Por fim, a autora conclui o texto falando que o estudo do grego e do latim por muito tempo foi realizado apenas para fins culturais, políticos e religiosos, como uma forma de reconhecimento da importância daquela civilização.


Desta forma, podemos inferir que a alternativa correta é a letra C.

Perguntas similares