• Matéria: Português
  • Autor: MareuSilva5321
  • Perguntado 7 anos atrás

Textos para as questões de 06 a 11Mar (fragmento)01A primeiro vez que vi o mor eu não estovo sozinho. Estovo no meio02de um bondo enorme de meninos. Nós tínhamos viojodo poro ver o03mor. No meio de nós hovio openos um menino que já o tinho visto. Ele04nos contovo que hovio três espécies de mor: o mor mesmo, o moré,05que é menor que o mor, e o morolo, que é menor que o moré. Logo06o gente fozio ideio de um logo enorme e duos logoos. Mos o menino07explicovo que não. O mor entrovo pelo moré e o moré entrovo pelo08morolo. A morolo vinho e voltovo. A moré enchi o e vozovo. O mor09òs vezes tinho espumo e òs vezes não tinho. Isso perturbovo o indo10mois o imagem. Três logoos mexendo, esvoziondo e enchendo, com11uns rios no meio, òs vezes umo porção de espumas, tudo isso muito12solgodo, ozul, com ventos.Rubem BragaProva Tipo Apjg 7Grspoill-IIIMar Português01Ó mor solgodo, quonto do teu sol02São lógrimos de PortugoU03Por te cruzormos, quontos mães chororom,04Quontos filhos em vão rezorom!05Quontos noivos ficorom por casar06Poro que fosses nosso, ó mor!07Valeu o peno? Tudo vole o peno08Se o olmo não é pequeno.09Quem quer possor olém do Bojador10Tem que possor olém do dor.11Deus 00 mor o perigo e o obismo deu,12Mas nele é que espelhou o céu.Fernando PessoaOndas do mar de Vigo01Qndos do mor de Vigo,02se vistes meu amigo?03e oi Deus, se verró cedo?04Qndos do mor levodo,05se vistes meu omodo?06e oi Deus, se verró cedo?07Se vistes meu amigo,08o por que eu sospiro?09e oi Deus, se verró cedo?10Se vistes meu omodo,11o por que hei gram coidodo?12e oi Deus, se verró cedo?Obs.: verrá: viráMartini Codaxãrnpoi II - IIIpág. SProva Tipo AQuestão n° 06O texto de Rubem Braga pertence ao género da crônica. A partir dessa informação,considere as seguintes afirmações:I. [...] trata-se de uma tipologia literária ligada à vida quotidiana, publicada nos veículos de comunicação, que revela ao mesmo tempo uma natureza interpretativa, podendo ter ou não valor noticioso. (Ana Maria de Sousa) II. [...] apresenta um texto inscrito de natureza conativa, ou seja, corresponde a uma mensagem enviada de um emisor a um receptor, com uma linguagem composta de símbolos comuns aos asseclas. (Roger Ribeiro da Silva)III.[...] é, em sua essência, uma informação valorativa e interpretativa de fatos noticiosos, atuais ou atualizados, onde se narra algo ao mesmo tempo em que julga o que está sendo narrado. (Martin Vivaldi)Assinale a alternativa correta.a)Estão corretas as afirmações I e II.b)Estão corretas as afirmações I e III.c)Estão corretas as afirmações II e III.d)Todas as afirmações estão corretas.e)Nenhuma das afirmações está correta.

Anexos:

Respostas

respondido por: Danas
4

Olá!



A alternativa correta é a letra D)



A crônica é um tipo de texto que está relacionado a narração de um fato do dia a dia, um fato comum na vida da pessoa, que pode ser publicado em meio de comunicação, podendo ou não ter valor de notícia.


Ao mesmo tempo que é narrado, também pode ser julgado, o fato da crônica, ainda assim, a crônica pode ser feita num formato conativo, facilitando a comunicação entre leitor e redator.


Perguntas similares