Texto para as questões cie 09 a 1101No desequilíbrio dos mares,02as proas giram sozinhas...03Numa das naves que afundaram04é que certamente tu vinhas.05Eu te esperei todos os séculos06sem desespero e sem desgosto,07e morri de infinitas mortes08guardando sempre o mesmo rosto09Quando as ondas te carregaram10meu olhos, entre águas e areias,11cegaram como os das estátuas,12a tudo quanto existe alheias.13Minhas mãos pararam sobre o ar14e endureceram junto ao vento,15e perderam a cor que tinham16e a lembrança do movimento.17E o sorriso que eu te levava18desprendeu-se e caiu de mim:19e só talvez ele ainda viva20dentro destas águas sem fim.Cecília Meireles. “Canção”Questão n° 09Em relação aos poemas “Contagem regressiva”, de Ana Cristina Cesar, e“Canção”, de Cecília Meireles, considere a alternativa INCORRETA.a)O eu lírico de cada poema precisa lidar com um amor ausente, no caso de Cecília Meireles, e com a lembrança dos amores já vividos, em Ana Cristina Cesar.b)A palavra ' rosto”, nos dois poemas, indicia emprego da linguagem figurada.c)Há um registro irônico no poema de Ana Cristina Cesar, traço ausente no poema de Cecília Meireles.d)O poema “Contagem regressiva” revela o quanto Ana Cristina Cesar é uma continuadora do estilo poético de Cecília Meireles.e)“Canção” segue um padrão métrico mais rígido do que “Contagem regressiva”.
Respostas
Nós podemos dizer que os poemas de Ana Cristina César há uma relação estrita com a Poesia Marginal, enquanto que a Cecília Meireles se relaciona principalmente com o Simbolismo e o Romantismo.
Enquanto que essa tradição portuguesa do Simbolismo e do Romantismo é subjetivo, carente e vazio, os textos de Ana são cheios de linguagem coloquial, metáforas e todo tipo de verso livre.
Dessa forma, pelas diferenças denotadas entre os textos, podemos dizer que Ana não herdou estilos de Cecília Meireles.
Portanto, alternativa INCORRETA é a letra D.
Em relação aos poemas “Contagem regressiva”, de Ana Cristina Cesar, e“Canção”, de Cecília Meireles, considere a alternativa INCORRETA.
a)O eu lírico de cada poema precisa lidar com um amor ausente, no caso de Cecília Meireles, e com a lembrança dos amores já vividos, em Ana Cristina Cesar.
b)A palavra ' rosto”, nos dois poemas, indicia emprego da linguagem figurada.
c)Há um registro irônico no poema de Ana Cristina Cesar, traço ausente no poema de Cecília Meireles.
d)O poema “Contagem regressiva” revela o quanto Ana Cristina Cesar é uma continuadora do estilo poético de Cecília Meireles.-- > INCORRETA
e)“Canção” segue um padrão métrico mais rígido do que “Contagem regressiva”.
Na letra D - observamos que :
O texto :
--->CONTAGEM REGRESSIVA de Ana Cristina César :
Encontramos a *linguagem coloquial,
*metáforas (“num delírio de arquivística”)
*versos livres
-->Na Poesia Marginal ou Geração Mimeógrafo de Cecília Meirelles ela demonstra o que buscava, nos anos 70, uma expressão artística , ainda tolhida pelo regime militar ou pelas imposições do mercado editorial .