Questão n° 11A partir dos três fragmentos selecionados, considere as seguintes afirmações:I.Para Rubem Braga, o mar é elemento subjetivo que remete a um futuro pessoal, saudosista, reforçando a presença de um narrador personagem.II.Para Fernando Pessoa, o mar representa um anacoluto das glórias alcançadas pelos lusitanos, apesar das perdas humanas e das consequências históricas.III.Na cantiga trovadoresca, o mar é a personificação do ser amado que afirma por meio do diálogo com o eu-lírico a certeza do seu retorno após o abandono.Assinale a alternativa correta.a)Estão corretas as afirmações I e II.b)Estão corretas as afirmações I e III.c)Estão corretas as afirmações II e III.d)Todas as afirmações estão corretas.e)Nenhuma das afirmações está correta.
Respostas
Olá!
No poema Mar Português, de João Pessoa, o eu-lírico se dirige ao mar como interlocutor e, ao evocá-lo, clama sobre as dificuldades enfrentadas para conquistá-lo, assim como as perdas enfrentadas neste, o que nos dá a entender que parte do mar salgado foi constituído pelas lágrimas derramadas dos portugueses. Neste, o mar é personificado, não sendo um anacoluto.
O poema "Ondas do mar de Vigo" se classifica como cantiga de amigo. Nesta, o eu-lírico se apresenta como mulher, apesar de o autor ser homem, e, como o nome indica, canta sobre um amigo, seja por sentir sua ausência ou pela felicidade ao reencontrá-lo. No caso, o mar seria o amigo.
Já a crônica de Rubem Braga não está voltada para um futuro saudosista. Dessa forma, a alternativa correta é a letra E.
a altermariva correta é a E