Questão n° 4SAo longo de toda a História, a formação de colônias permitiu que a espécie humana pudesse se distribuir pelo mundo. Contudo, o crescimento populacional e econômico, verificado em algumas civilizações, determinou um novo tipo de colonização, que passou a ter o caráter de dominação e conquista territorial. Ao compararmos o processo de colonização romana com o português, fazem-se as seguintes afirmações:I.O sucesso em superar suas lutas sociais internas possibilitou aos romanos implantar o regime de império, implicando uma ação conquistadora, que, graças à ação do exército, levou à incorporação de novas regiões. Da mesma forma, após sucessivas guerras religiosas internas, para conquistar sua unificação, Portugal também adotou uma ação expansionista.II.Roma, além de conquistar territórios para o seu desenvolvimento econômico, também procurava criar um grande Império, aumentando sua supremacia em todo Oriente e Ocidente. Da mesma forma. Portugal, com o início do processo de expansão marítima, no século XIV, almejava criar uma grande nação ultramarina, restaurando o antigo Império Romano.III.O processo português de colonização correspondia ao modelo mercantilista europeu, no qual a exploração das colónias objetivava enriquecer a metrópole, sem a preocupação de desenvolvê-las. No caso romano, além da necessidade econômica, visando manter o escravismo, almejavam criar um grande Império, possibilitando que seus habitantes pudessem se tornar cidadãos de Roma.Assinale a alternativa correta.a)Somente a I está correta.b)Somente a II está correta.c)Somente a III está correta.d)Somente a I e a II estão corretas.e)Somente a II e a III estão corretas.
Respostas
I.O sucesso em superar suas lutas sociais internas possibilitou aos romanos implantar o regime de império, implicando uma ação conquistadora, que, graças à ação do exército, levou à incorporação de novas regiões. Da mesma forma, após sucessivas guerras religiosas internas, para conquistar sua unificação, Portugal também adotou uma ação expansionista.
Falso. Roma começou a se expandir ainda antes do período do império, já no momento em que estavam operando num modelo republicano. Os problemas internos ainda persistiam.
II.Roma, além de conquistar territórios para o seu desenvolvimento econômico, também procurava criar um grande Império, aumentando sua supremacia em todo Oriente e Ocidente. Da mesma forma. Portugal, com o início do processo de expansão marítima, no século XIV, almejava criar uma grande nação ultramarina, restaurando o antigo Império Romano.
Falso. Portugal não almejava refundar o Império Romano, mas expandir seus lucros através da exploração de produtos ultramarinos. Neste sentido, não havia este sentimento descrito.
III.O processo português de colonização correspondia ao modelo mercantilista europeu, no qual a exploração das colônias objetivava enriquecer a metrópole, sem a preocupação de desenvolvê-las. No caso romano, além da necessidade econômica, visando manter o escravismo, almejavam criar um grande Império, possibilitando que seus habitantes pudessem se tornar cidadãos de Roma.
Correto. O modelo mercantilista se diferenciava do processo romano que almejava, por sua vez, conquistar territórios. O primeiro, dos portugueses, visava riquezas materiais, principalmente metais preciosos.